O design e a comunicação na revista Madrugada (1926)
Palavras-chave:
design editorial, revista, Porto Alegre, MadrugadaResumo
O trabalho apresenta pesquisa que avaliou de que maneira o projeto gráfico da revista Madrugada – Porto Alegre, RS, Brasil, 1926 – é representativo do período em que surgiu, quando a modernidade se constituía no País. Parte de um referencial teórico sobre modernismo, sua repercussão na sociedade e no design gráfico. Com base nos parâmetros estabelecidos teoricamente, a pesquisa sistematiza os elementos do design gráfico e o reconhece como parte da cultura material para, então, estabelecer parâmetros que orientam a análise do corpus: as cinco edições publicadas da revista. Observou-se que Madrugada deu voz a uma classe que vinha ascendendo na vida portoalegrense. Seu projeto gráfico reflete, exprimiu e corroborou essa sociedade e acultura da época.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).