A “Trilogia das greves” e a representação estética de Lula no cinema

Autores

  • Bruno Novaes Araujo Doutorando em Ciências Humanas e Sociais na Universidade Federal do ABC Revisor técnico ABNT - Ivan Fortunato Revisor Ortográfico - Marcelo Burgos
  • Claudio Luis de Camrago Penteado Professor Doutor na Universidade Federal do ABC, no programa de Ciências Humanas e Sociais

Palavras-chave:

cinema, estética, liderança política, documentário, formas simbólicas

Resumo

Esse artigo tem como objetivo estudar as representações estéticas da liderança política de Luiz Inácio Lula da Silva, dentro da produção audiovisual brasileira, como líder sindical. Através do estudo dos filmes “Greve!” (1979), “Linha de montagem” (1981) e “ABC da greve” (1990) foi realizado um estudo da emergência da liderança de Lula em face do Novo Sindicalismo no ABC paulista. Por meio da metodologia de análise fílmica dos documentários, buscou-se identificar, por meio dos enquadramentos utilizados pelos diretores, as representações estéticas dessa importante liderança política brasileira. Os resultados obtidos com as análises evidenciaram uma representação positiva da liderança de Lula, caracterizando-o como um líder carismático, estrategista e imprescindível para a condução dos trabalhadores naquele movimento grevista.

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Publicado

2019-04-16

Como Citar

Araujo, B. N., & Penteado, C. L. de C. (2019). A “Trilogia das greves” e a representação estética de Lula no cinema. Conexão - Comunicação E Cultura, 17(34). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/6261

Edição

Seção

Artigos