A “Trilogia das greves” e a representação estética de Lula no cinema
Keywords:
cinema, estética, liderança política, documentário, formas simbólicasAbstract
Esse artigo tem como objetivo estudar as representações estéticas da liderança política de Luiz Inácio Lula da Silva, dentro da produção audiovisual brasileira, como líder sindical. Através do estudo dos filmes “Greve!” (1979), “Linha de montagem” (1981) e “ABC da greve” (1990) foi realizado um estudo da emergência da liderança de Lula em face do Novo Sindicalismo no ABC paulista. Por meio da metodologia de análise fílmica dos documentários, buscou-se identificar, por meio dos enquadramentos utilizados pelos diretores, as representações estéticas dessa importante liderança política brasileira. Os resultados obtidos com as análises evidenciaram uma representação positiva da liderança de Lula, caracterizando-o como um líder carismático, estrategista e imprescindível para a condução dos trabalhadores naquele movimento grevista.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).