Notas sobre as políticas de formação pós-bolonha: o caso da implementação do sistema ETCS

Autores

  • Francisco Gilson Rebouças Porto Junior Universidade Federal do Tocantins
  • Nelson Russo de Moraes UNESP-Tupã
  • Rodrigo Barbosa e Silva Universidade do Tocantins

Palavras-chave:

Jornalismo, Comunicação, Formação, Ensino, Processo de Bolonha

Resumo

O Processo de Bolonha tem recebido a atenção de pesquisadores do mundo inteiro. Trata-se de uma transformação dos processos formativos como nunca antes vivenciada. Faz-se uma incursão nos aspectos político-sociais e pedagógicos da Declaração de Sorbonne (1998), Declaração de Bolonha (1999) e a consolidação dessa política formativa nos encontros em Praga (2001), Berlim (2003), Bergen (2005), Londres (2007), Louvaine (2009) e Bucareste (2012), com foco no European Credit Transfer System (ECTS). Percebeu-se que, apesar dos avanços significativos na implementação das políticas em torno de Bolonha, se apresentam dificuldades no alinhamento pedagógico, próprio de uma transformação pedagógica dessa magnitude.

Biografia do Autor

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas(UFBA), Mestre em Educação (UnB), Graduado em Pedagogia (UnB) e Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA). Professor do curso de Comunicação Social e Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT)

Nelson Russo de Moraes, UNESP-Tupã

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas(UFBA), Mestre em Serviço Social e Graduação em Administração. Pesquisador do  Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). Professor do curso de Administração da UNESP-Tupã, São Paulo. E-mail: nelsonrusso@tupa.unesp.br

Rodrigo Barbosa e Silva, Universidade do Tocantins

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas(UFBA), Mestre em Educação e Graduação em Pedagogia (UNESP). Pesquisador do  Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). Palmas, Tocantins. E-mail: rodrigo.bs@unitins.br

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Publicado

2016-02-09

Como Citar

Porto Junior, F. G. R., Moraes, N. R. de, & Silva, R. B. e. (2016). Notas sobre as políticas de formação pós-bolonha: o caso da implementação do sistema ETCS. Conexão - Comunicação E Cultura, 14(28). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/3409

Edição

Seção

Artigos