Notas sobre as políticas de formação pós-bolonha: o caso da implementação do sistema ETCS

Autores/as

  • Francisco Gilson Rebouças Porto Junior Universidade Federal do Tocantins
  • Nelson Russo de Moraes UNESP-Tupã
  • Rodrigo Barbosa e Silva Universidade do Tocantins

Palabras clave:

Jornalismo, Comunicação, Formação, Ensino, Processo de Bolonha

Resumen

O Processo de Bolonha tem recebido a atenção de pesquisadores do mundo inteiro. Trata-se de uma transformação dos processos formativos como nunca antes vivenciada. Faz-se uma incursão nos aspectos político-sociais e pedagógicos da Declaração de Sorbonne (1998), Declaração de Bolonha (1999) e a consolidação dessa política formativa nos encontros em Praga (2001), Berlim (2003), Bergen (2005), Londres (2007), Louvaine (2009) e Bucareste (2012), com foco no European Credit Transfer System (ECTS). Percebeu-se que, apesar dos avanços significativos na implementação das políticas em torno de Bolonha, se apresentam dificuldades no alinhamento pedagógico, próprio de uma transformação pedagógica dessa magnitude.

Biografía del autor/a

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas(UFBA), Mestre em Educação (UnB), Graduado em Pedagogia (UnB) e Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA). Professor do curso de Comunicação Social e Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT)

Nelson Russo de Moraes, UNESP-Tupã

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas(UFBA), Mestre em Serviço Social e Graduação em Administração. Pesquisador do  Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). Professor do curso de Administração da UNESP-Tupã, São Paulo. E-mail: nelsonrusso@tupa.unesp.br

Rodrigo Barbosa e Silva, Universidade do Tocantins

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas(UFBA), Mestre em Educação e Graduação em Pedagogia (UNESP). Pesquisador do  Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). Palmas, Tocantins. E-mail: rodrigo.bs@unitins.br

Publicado

2016-02-09

Cómo citar

Porto Junior, F. G. R., Moraes, N. R. de, & Silva, R. B. e. (2016). Notas sobre as políticas de formação pós-bolonha: o caso da implementação do sistema ETCS. Conexão - Comunicação E Cultura, 14(28). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/3409

Número

Sección

Artigos