Turismo midiatizado: o que é notícia nos destinos turísticos apresentados pelo Jornal Hoje, da Rede Globo
Palavras-chave:
turismo, jornalismo, Jornal Hoje, Rede Globo, BrasilResumo
Um dos principais telejornais brasileiros mantém espaço exclusivo dedicado ao turismo desde 2008. E foi com o objetivo de discriminar o que mais interessa ao Jornal Hoje (JH) nos destinos turísticos apresentados pelo quadro “Tô de folga” (TDF) que se desenvolveu este artigo. Isso foi feito a partir de uma amostra envolvendo 44 reportagens, exibidas em 2010, e da observação participante. O tratamento dos dados passou pelo crivo da Análise de Conteúdo. Complementarmente, utilizou-se, também, a técnica de emparelhamento. Constatou-se maior ênfase em variáveis relativas a atrativos naturais e esportivos, bem como a equipamentos e serviços turísticos, em detrimento de aspectos relacionados à cultura, como patrimônios materiais e imateriais.Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).