Mapeando a imagem de uma empresa:

estudo de uma instituição financeira

Autores

  • Alini Hammerschmitt Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

imagem institucional, imaginário, imagem no marketing, núcleo matricial.

Resumo

 A presente pesquisa trata-se de uma investigação sobre uma financeira de crédito com sede no Sul do Brasil, mas atuação nacional. Seu público-alvo principal as são classes baixas na pirâmide social. O objetivo é mapear a configuração da imagem da empresa. O método utilizado foi a Técnica de Configuração de Imagem (TCI) para a pesquisa de imagem da empresa. O arcabouço teórico que embasa o trabalho são os conceitos de imagem, imaginário, representações sociais e imagem no marketing. O resultado da pesquisa de imagem aponta que os consumidores da financeira a percebem como uma ajuda para crédito e que ela é vista como uma empresa de crédito rápido e ágil. Percebe-se que a imagem da empresa analisada é reconhecida pelos clientes nos elementos do núcleo central, de acordo com o método de TCI, mas esses são mediados e ancorados nas práticas da vivência deles com a empresa e com a marca pelos elementos periféricos. Dentro do que, passamos a chamar o núcleo central de núcleo matricial, seguindo pressuposto de Moliner (2016). Isso mostra que o método da TCI é válido, atual e revisitado, como trazemos neste trabalho.

Biografia do Autor

Alini Hammerschmitt, Universidade de Caxias do Sul

Publicitária, Mestre em Memória Social, Doutora em História com ênfase em História das Mídias e Pós-doutora em Administração com foco em Marketing. Founder da Acesse Pesquisas, sua atuação vai da pesquisa acadêmica à empresarial.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/6361731910453326.  ORCID: 0000-0002-8536-9610.  E-mail: hammertt0@gmail.com

Downloads

Publicado

2025-06-06

Como Citar

Hammerschmitt, A. (2025). Mapeando a imagem de uma empresa:: estudo de uma instituição financeira. Conexão - Comunicação E Cultura, 22(1), e220101. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/11304