Mapeando a imagem de uma empresa:
estudo de uma instituição financeira
Keywords:
imagem institucional, imaginário, imagem no marketing, núcleo matricial.Abstract
A presente pesquisa trata-se de uma investigação sobre uma financeira de crédito com sede no Sul do Brasil, mas atuação nacional. Seu público-alvo principal as são classes baixas na pirâmide social. O objetivo é mapear a configuração da imagem da empresa. O método utilizado foi a Técnica de Configuração de Imagem (TCI) para a pesquisa de imagem da empresa. O arcabouço teórico que embasa o trabalho são os conceitos de imagem, imaginário, representações sociais e imagem no marketing. O resultado da pesquisa de imagem aponta que os consumidores da financeira a percebem como uma ajuda para crédito e que ela é vista como uma empresa de crédito rápido e ágil. Percebe-se que a imagem da empresa analisada é reconhecida pelos clientes nos elementos do núcleo central, de acordo com o método de TCI, mas esses são mediados e ancorados nas práticas da vivência deles com a empresa e com a marca pelos elementos periféricos. Dentro do que, passamos a chamar o núcleo central de núcleo matricial, seguindo pressuposto de Moliner (2016). Isso mostra que o método da TCI é válido, atual e revisitado, como trazemos neste trabalho.
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