Interpretando o jogo: o papel da ludicidade na comunicologia de Vilém Flusser
Palavras-chave:
Comunicação. Jogo. Ludicidade. Vilém Flusser.Resumo
O presente artigo objetiva propor uma interpretação da ludicidade na obra do ensaísta tchecobrasileiro Vilém Flusser (1920-1991). Em sua trajetória rumo à noção da comunicologia, Flusser abordou, de maneira transversal em sua obra, o conceito de jogo, ora ampliando, ora desconstruindo, suas próprias reflexões. As bases teóricas para o conceito flusseriano de jogo, como é recorrente no pensamento do autor, não são evidentes, permitindo distintas leituras e interpretações. Nesse sentido, uma pesquisa bibliográfica forneceu peças suficientes para que um mosaico fosse composto, de maneira a revelar uma abordagem aplicável para o estudo tanto de fenômenos comunicacionais quanto lúdicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).