Os bárbaros de camisas brancas: Nazismo, Modernidade e Estética no filme A Onda (2008)
Parole chiave:
Nazismo. Modernidade. Estética. A Onda. Cinema.Abstract
O tema deste artigo é a pergunta levantada pelo filme alemão A Onda (2008), dirigido por Dennis Gansel: os ideais nazistas podem retornar no mundo contemporâneo? A Onda é baseado em uma experiência social real ocorrida na Califórnia em 1967, onde um professor de História procurou reproduzir com seus alunos uma simulação de autocracia, que se tornou perigosamente real. Analisando a sedução estética própria do nazismo, utilizaremos autores que pensaram a modernidade a partir de suas experiências pessoais como perseguidos políticos de governos autocráticos, tais como Walter Benjamin (1892-1940), Norbert Elias (1897-1990), Hannah Arendt (1906-1975), Eric Hobsbawm (1917-2012) e Zigmunt Bauman (1925-1917). Acreditamos que a análise desses autores converge, no sentido de considerar a ascensão do nazismo como sintoma de uma profunda crise cultural da modernidade.
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