Os bárbaros de camisas brancas: Nazismo, Modernidade e Estética no filme A Onda (2008)
Palabras clave:
Nazismo. Modernidade. Estética. A Onda. Cinema.Resumen
O tema deste artigo é a pergunta levantada pelo filme alemão A Onda (2008), dirigido por Dennis Gansel: os ideais nazistas podem retornar no mundo contemporâneo? A Onda é baseado em uma experiência social real ocorrida na Califórnia em 1967, onde um professor de História procurou reproduzir com seus alunos uma simulação de autocracia, que se tornou perigosamente real. Analisando a sedução estética própria do nazismo, utilizaremos autores que pensaram a modernidade a partir de suas experiências pessoais como perseguidos políticos de governos autocráticos, tais como Walter Benjamin (1892-1940), Norbert Elias (1897-1990), Hannah Arendt (1906-1975), Eric Hobsbawm (1917-2012) e Zigmunt Bauman (1925-1917). Acreditamos que a análise desses autores converge, no sentido de considerar a ascensão do nazismo como sintoma de uma profunda crise cultural da modernidade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).