Comunicação e informação em arquivos, bibliotecas e museus
Parole chiave:
comunicação institucional, informação registrada, objetos sociais de culturaAbstract
Este artigo trata do modo como os acervos arquivísticos, biblioteconômicos e museológicos são tratados na realidade costumeira do Brasil. Discute os paradigmas técnicos, científicos e culturais existentes e o problema da relação das instituições de guarda com seu público. Analisa os valores atribuídos pela sociedade brasileira e pelo Estado aos acervos dessa natureza e suas instituições responsáveis. Por fim, examina a noção de cultura em relação aos objetos que compõem esses acervos, concluindo pela necessidade de se modificar a relação dessas instituições com seu público, bem como alterar alguns parâmetros socioprofissionais recorrentes.
Downloads
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).