A relevância da inclusão digital para idosos nas publicações científicas: Uma revisão a partir do indexador SCOPUS
Parole chiave:
Inclusão digital. Tecnologia de informação e comunicação. Idosos. Base SCOPUS.Abstract
Este estudo teve como objetivo revisar a literatura sobre a relevância da inclusão digital para idosos nas publicações científicas. A busca foi realizada em bases de dados eletrônicas e lista de referências dos artigos identificados, sendo todos em base de língua inglesa. Foi realizado um recorte das principais pesquisas publicadas entre os anos 2008 e 2017. O foco da pesquisa era avaliar se pode ser identificada pela literatura preocupação em relação à inclusão digital
de idosos. Como resultado, foram encontradas 632 publicações na base SCOPUS (elsevier) com os termos "older people" OR “old-aged” OR “elderly” AND "Digital Inclusion" OR "Digital Divide" OR "Information and Communication Technology". Os resultados foram trabalhados com uso das ferramentas disponíveis na base SCOPUS e o aplicativo VOSviewer para descrição estatística. Em seguida foram selecionados dois artigos originários dos países com maior produção, formando o arcabouço literário analisado. Considerando os construtos definidos, e com base no direcionamento temático dos artigos analisados, pode-se concluir que há uma maior incidência de pesquisas sobre o tema na área da saúde, o que revela um gap teórico na literatura que pode ser explorado por pesquisadores de outras áreas do conhecimento.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).