A relevância da inclusão digital para idosos nas publicações científicas: Uma revisão a partir do indexador SCOPUS
Mots-clés :
Inclusão digital. Tecnologia de informação e comunicação. Idosos. Base SCOPUS.Résumé
Este estudo teve como objetivo revisar a literatura sobre a relevância da inclusão digital para idosos nas publicações científicas. A busca foi realizada em bases de dados eletrônicas e lista de referências dos artigos identificados, sendo todos em base de língua inglesa. Foi realizado um recorte das principais pesquisas publicadas entre os anos 2008 e 2017. O foco da pesquisa era avaliar se pode ser identificada pela literatura preocupação em relação à inclusão digital
de idosos. Como resultado, foram encontradas 632 publicações na base SCOPUS (elsevier) com os termos "older people" OR “old-aged” OR “elderly” AND "Digital Inclusion" OR "Digital Divide" OR "Information and Communication Technology". Os resultados foram trabalhados com uso das ferramentas disponíveis na base SCOPUS e o aplicativo VOSviewer para descrição estatística. Em seguida foram selecionados dois artigos originários dos países com maior produção, formando o arcabouço literário analisado. Considerando os construtos definidos, e com base no direcionamento temático dos artigos analisados, pode-se concluir que há uma maior incidência de pesquisas sobre o tema na área da saúde, o que revela um gap teórico na literatura que pode ser explorado por pesquisadores de outras áreas do conhecimento.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).