O consumo da dor do outro e a mobilização afetiva: imagem evenemencial e mediação de alteridade em “Fogo no Mar”

Autori

  • José Augusto Mendes Lobato Universidade Anhembi Morumbi Universidade São Judas

Parole chiave:

Documentário, Alteridade, Consumo, Mediação, Imagem evenemencial

Abstract

Este trabalho tem como proposta discutir o potencial mobilizador das imagens de dor na narrativa audiovisual, tomando-as como instrumentos de mediação de alteridade que permitem sua compreensão a partir de estratégias realistas, afetivas e testemunhais. Para isso, recorremos à noção de imagem evenemencial para discutir de que modo registros visuais são, a um só tempo, confirmação da materialidade, relato de experiência e discurso domesticador sobre o outro. Nossa ancoragem se dá nos estudos de linguagem e em autores que refletem sobre a retórica das imagens. Para fins práticos, procedemos à análise de “Fogo no Mar” (Fuocoammare, Gianfranco Rosi, 2016), documentário que aborda a crise de refugiados na ilha de Lampedusa, na Itália, e identificamos estratégias evenemenciais no modo como são exibidas as imagens de dor – reiterando a ideia de que seu consumo, em contexto de desajustes geopolíticos, sugere a possibilidade de uso do choque como instrumento de mobilização afetiva.

Biografia autore

José Augusto Mendes Lobato, Universidade Anhembi Morumbi Universidade São Judas

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOM/USP). Pós-doutorando pela Universidade Anhembi Morumbi. Professor das universidades Anhembi Morumbi e São Judas e coordenador-adjunto do curso de Jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi. Consultor de conteúdo na Report Sustentabilidade. E-mail: gutomlobato@gmail.com.

 

Revisor de texto e ABNT: Mayara Luma Maia Lobato

Pubblicato

2020-02-29

Come citare

Mendes Lobato, J. A. (2020). O consumo da dor do outro e a mobilização afetiva: imagem evenemencial e mediação de alteridade em “Fogo no Mar”. Conexão - Comunicação E Cultura, 18(35). Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7066

Fascicolo

Sezione

Artigos