O consumo da dor do outro e a mobilização afetiva: imagem evenemencial e mediação de alteridade em “Fogo no Mar”

Autores/as

  • José Augusto Mendes Lobato Universidade Anhembi Morumbi Universidade São Judas

Palabras clave:

Documentário, Alteridade, Consumo, Mediação, Imagem evenemencial

Resumen

Este trabalho tem como proposta discutir o potencial mobilizador das imagens de dor na narrativa audiovisual, tomando-as como instrumentos de mediação de alteridade que permitem sua compreensão a partir de estratégias realistas, afetivas e testemunhais. Para isso, recorremos à noção de imagem evenemencial para discutir de que modo registros visuais são, a um só tempo, confirmação da materialidade, relato de experiência e discurso domesticador sobre o outro. Nossa ancoragem se dá nos estudos de linguagem e em autores que refletem sobre a retórica das imagens. Para fins práticos, procedemos à análise de “Fogo no Mar” (Fuocoammare, Gianfranco Rosi, 2016), documentário que aborda a crise de refugiados na ilha de Lampedusa, na Itália, e identificamos estratégias evenemenciais no modo como são exibidas as imagens de dor – reiterando a ideia de que seu consumo, em contexto de desajustes geopolíticos, sugere a possibilidade de uso do choque como instrumento de mobilização afetiva.

Biografía del autor/a

José Augusto Mendes Lobato, Universidade Anhembi Morumbi Universidade São Judas

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOM/USP). Pós-doutorando pela Universidade Anhembi Morumbi. Professor das universidades Anhembi Morumbi e São Judas e coordenador-adjunto do curso de Jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi. Consultor de conteúdo na Report Sustentabilidade. E-mail: gutomlobato@gmail.com.

 

Revisor de texto e ABNT: Mayara Luma Maia Lobato

Publicado

2020-02-29

Cómo citar

Mendes Lobato, J. A. (2020). O consumo da dor do outro e a mobilização afetiva: imagem evenemencial e mediação de alteridade em “Fogo no Mar”. Conexão - Comunicação E Cultura, 18(35). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7066

Número

Sección

Artigos