Retórica, Paisagem e Comunicação: Paisaginário e paisageria nas crônicas paulistas de Caio Fernando de Abreu
Parole chiave:
retórica, crônica, paisagem, imaginário, Caio Fernando de Abreu, São PauloAbstract
Este ensaio propõe um modelo para o entendimento da percepção da paisagem pelos estudos da retórica, da argumentação e do imaginário aplicado às crônicas do escritor Caio Fernando de Abreu. Parte-se do princípio de que a difusão de uma paisagem a torna uma construção retórica e não está isenta de neutralidade, ela vincula às suas representações tanto crenças e intenções, quanto as paixões dos seus produtores. Serão propostos dois conceitos para a compreensão dessa experiência estética: paisageria e paisaginário. A paisageria é entendida como a força motriz e particularizada do sujeito discursivo. Um produtor que percebe e comunica a sua paisagem ao outro; um mundo de metáforas e de símbolos no qual a retoricidade está em evidência. Já o paisaginário é um conceito ligado à intimação que o espaço exerce sobre a consciência, e ainda à influência da paisagem sobre a imaginação humana.Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).