Etnocentrismo e imaginário nos discursos midiáticos sobre Paris
Parole chiave:
Etnocentrismo, Imaginário, Mídia, Paris.Abstract
Um dos atores sociais mais importantes na construção e veiculação da etnicidade, a mídia veicula práticas e discursos etnocêntricos. Em diversos meios de comunicação, o etnocentrismo encontra novas formas de expressão, construindo e reforçando imaginários. Um olhar relacional e crítico nos permitiu identificar aspectos etnocêntricos em discursos veiculados na mídia francesa sobre os atrativos da cidade de Paris. Partindo dessa observação, este trabalho tem como objetivo apontar e analisar tais discursos. Para tal, foram coletados, in loco, material jornalístico, informativo e de propaganda sobre a capital francesa. Investigou-se uma amostra significativa de matérias dos jornais Direct Matin e Métro – publicações distribuídas gratuitamente no metrô de Paris e que, à primeira vista, não têm o turismo como seu foco e são direcionadas aos moradores da cidade. Para fundamentar a discussão e o estudo no âmbito da comunicação, recorremos a leituras sobre imaginário, cultura e etnocentrismo.Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).