Jornalismo e cidadania: reflexões sobre a formação jornalística a partir da experiência do Portal Comunitário (Ponta Grossa/PR)
Parole chiave:
Mídia alternativa, comunicação comunitária, jornalismo online, mídia local.Abstract
O presente artigo busca indicar elementos para subsidiar a reflexão sobre as dinâmicas de ensino e extensão nos cursos de Jornalismo, a partir da experiência do jornal-laboratório online Portal Comunitário (http://www.portalcomunitario.jor.br), sistematizando aspectos referentes ao processo de consolidação do projeto ao longo de cinco anos (2008-2013). Resultado de uma prática extensionista do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR, o portal realiza a cobertura de mais de cinquenta entidades (associações de moradores, sindicatos de trabalhadores, movimentos sociais, ONGs, entre outras) da sociedade civil, de modo a oportunizar a prática de jornalismo vinculado à noção de cidadania. Com base nos elementos teóricos da comunicação comunitária e na perspectiva de participação pressuposta pelas mídias digitais, discute-se o trabalho realizado no Portal Comunitário como forma de inserção de conteúdos e práticas no processo de formação jornalística, no intuito de contribuir para a valorização de iniciativas que articulam o conhecimento teórico-prático com demandas de informação da comunidade local.Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).