“Verdades”: um estudo sobre a representação dos cabelos crespos a partir de uma campanha publicitária de produtos para coloração

Auteurs-es

Mots-clés :

Consumo. Publicidade. Representação. Gênero. Raça.

Résumé

O objetivo deste artigo é refletir sobre uma nova representação do cabelo crespo a partir da campanha denominada “Verdades”, da empresa Garnier, que apresenta um produto pioneiro para coloração de cabelos crespos, sob a perspectiva de gênero e raça. A partir de referencial teórico baseado em estudos do consumo e da análise exploratória desta campanha publicitária é possível perceber um olhar atento da indústria para cabelos crespos para um novo nicho descoberto pelo capitalismo em busca de conquistar novos mercados e atrair novos públicos-alvo. Se o viés utilitarista é destacado por um lado, também é possível ponderar outros significados simbólicos despertados a partir dessa narrativa midiática. Embalada por um conceito inovador, o anúncio indica uma nova representação dos cabelos das mulheres negras à medida em que, ao estimular o consumo, também chama a atenção da sociedade e dá notoriedade a este público e suas necessidades, ajudando a mitigar preconceitos estruturais à condição de gênero e ser uma voz libertadora dos grilhões do racismo.

 

Bibliographies de l'auteur-e

Jadna Rodrigues Barbosa, PUC-Rio

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio (PPGCom/PUC-Rio). Mestra
em Ciências Sociais pela Programa de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGCS/UFRRJ). Lattes: http://lattes.cnpq.br/7993413995642047, ORCID: 0000-0003-0525-5670 e e-mail: jadna.rodrigues@gmail.com.

Bruna Sant'anna Aucar, PUC-Rio

Doutora em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio. Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio. Coordenadora-adjunta do PPGCOM/PUC-Rio. Líder do grupo de Pesquisa Laboratório de Audiovisual e Consumo da PUC-Rio. Bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1571341987794675, ORCID: 0000-0002-0166-2124 e e-mail: aucar@puc-rio.br.

Marina de Castro Frid, PUC-Rio

Pesquisadora de Pós-Doutorado (PDS FAPERJ) em Questões Urbanas, Socioambientais e Formas de Resistência (PPGSS/PUC-Rio). Doutora e Mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio com estágios na School of History and Cultures da Universidade de Birmingham, RU (2016) e no Departamento de Modern Culture and Media da Brown University, EUA (2017). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3559717213001688, ORCID 0000-0002-8233-8579 e e-mail: marina_frid@yahoo.com.br.

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Publié-e

2023-02-23

Comment citer

Barbosa, J. R., Aucar, B. S., & Frid, M. de C. (2023). “Verdades”: um estudo sobre a representação dos cabelos crespos a partir de uma campanha publicitária de produtos para coloração. Conexão - Comunicação E Cultura, 21(41). Consulté à l’adresse https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/9736