Das eleições de 2014 ao impeachment de 2016: as estratégias de Dilma Rousseff (PT) e de Aécio Neves (PSDB) no contexto de personalização da política
Mots-clés :
Política. Comunicação. Imagem. Eleições 2014. Impeachment 2016.Résumé
Este trabalho analisa comparativamente as estratégias de construção da imagem de Dilma Rousseff (PT) e de Aécio Neves (PSDB) em dois momentos: no segundo turno das eleições presidenciais de 2014 e no impeachment de 2016. O objetivo é verificar quais foram as imagens construídas pelos dois políticos nesses diferentes contextos, testando a hipótese de que a política contemporânea é marcada pela estratégia da personalização, na qual os políticos tendem a expor seus atributos pessoais com o objetivo de conquistar ou manter apoio eleitoral. Utilizou-se o método a análise de conteúdo e, entre os principais achados, observou-se que ambos os políticos focaram suas narrativas prioritariamente no ataque ao adversário e na construção da própria imagem, mais do que em debates partidários, programáticos ou ideológicos.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).