Das eleições de 2014 ao impeachment de 2016: as estratégias de Dilma Rousseff (PT) e de Aécio Neves (PSDB) no contexto de personalização da política
Keywords:
Política. Comunicação. Imagem. Eleições 2014. Impeachment 2016.Abstract
Este trabalho analisa comparativamente as estratégias de construção da imagem de Dilma Rousseff (PT) e de Aécio Neves (PSDB) em dois momentos: no segundo turno das eleições presidenciais de 2014 e no impeachment de 2016. O objetivo é verificar quais foram as imagens construídas pelos dois políticos nesses diferentes contextos, testando a hipótese de que a política contemporânea é marcada pela estratégia da personalização, na qual os políticos tendem a expor seus atributos pessoais com o objetivo de conquistar ou manter apoio eleitoral. Utilizou-se o método a análise de conteúdo e, entre os principais achados, observou-se que ambos os políticos focaram suas narrativas prioritariamente no ataque ao adversário e na construção da própria imagem, mais do que em debates partidários, programáticos ou ideológicos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).