Convergência(s) no universo cinemático da Marvel: Chave para uma indústria audiovisual de sucesso

Auteurs-es

Mots-clés :

Convergência. Transmídia. Universo Marvel. Cinema. Audiovisual.

Résumé

Este artigo busca explorar os diferentes aspectos da convergência que proporcionam as condições para a implantação do que Henry Jenkins denomina “cultura da convergência”. A convergência e transmídia (como um subproduto da primeira) são analisadas a partir dos processos de produção e consumo dos produtos do Universo Cinemático da Marvel (UCM) lançados entre 2008 e 2018, indústria audiovisual que se destacou pelo sucesso e interconexões variadas entre suas narrativas. Observamos que elementos de convergência tecnológica, industrial, global e orgânica são característicos do UCM e contribuem para a complexidade das narrativas, engajamento e continuidade das produções. Além disso, mostram uma tendência que aponta a convergência muito mais para o conteúdo do que para o hardware em si.

Bibliographies de l'auteur-e

Sâmela de Carvalho Lima, PUC-Campinas

Professora pesquisadora do Centro Universitário Adventista de São Paulo, SP, Brasil. Docente dos cursos de Comunicação Social e Jornalismo. Mestra em Linguagens, Mídia e Arte pela PUC-Campinas, com auxílio bolsa CAPES. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Unasp.


Revisão ortográfica/técnica: Cláudia Regina Santa Silva

Tarcisio Torres Silva, PUC-Campinas

Professor pesquisador do Centro de Linguagem e Comunicação da PUC-Campinas. Docente do mestrado em Linguagens, Mídia e Arte. Doutor em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas, com período de estágio no departamento de Estudos Culturais, Goldsmiths College, Universidade de Londres. Mestre em Artes (Unicamp), bacharel em Ciências Sociais (USP) e em Publicidade e Propaganda (ESPM).

Téléchargements

Publié-e

2022-05-18

Comment citer

Lima, S. de C., & Silva, T. T. (2022). Convergência(s) no universo cinemático da Marvel: Chave para uma indústria audiovisual de sucesso. Conexão - Comunicação E Cultura, 19(38). Consulté à l’adresse https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/8470