Convergência(s) no universo cinemático da Marvel: Chave para uma indústria audiovisual de sucesso
Palabras clave:
Convergência. Transmídia. Universo Marvel. Cinema. Audiovisual.Resumen
Este artigo busca explorar os diferentes aspectos da convergência que proporcionam as condições para a implantação do que Henry Jenkins denomina “cultura da convergência”. A convergência e transmídia (como um subproduto da primeira) são analisadas a partir dos processos de produção e consumo dos produtos do Universo Cinemático da Marvel (UCM) lançados entre 2008 e 2018, indústria audiovisual que se destacou pelo sucesso e interconexões variadas entre suas narrativas. Observamos que elementos de convergência tecnológica, industrial, global e orgânica são característicos do UCM e contribuem para a complexidade das narrativas, engajamento e continuidade das produções. Além disso, mostram uma tendência que aponta a convergência muito mais para o conteúdo do que para o hardware em si.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).