Agricultor de imagens: memória e tempo na fotografia de Haruo Ohara

Auteurs-es

  • Rodrigo Fontanari Universidade de Sorocaba

Mots-clés :

Haruo Ohara, Haikai, Memória, Tempo, Fotografia

Résumé

Esse ensaio tem como objetivo refletir sobre a relação entre fotografia e memória, na obra do fotógrafo Haruo Ohara. Sabe-se que, desde o seu surgimento, a fotografia foi sempre compreendida como uma rica fonte de informação de reconstituição do passado (documento) ou criação de ficção. No entanto, certas fotos desse fotógrafo nipônico-londrinense, num golpe de sofisticação, parecem subverter e retirar a fotografia da condição de apenas memória (de rememoração) ou arte e a colocá-la na condição de instante suspenso, que permite simplesmente ao espectador não apenas reviver aquele instante, mas viver aquele momento.

Biographie de l'auteur-e

Rodrigo Fontanari, Universidade de Sorocaba

Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura. 

 

Inserir aqui os revisores:

ABNT: Márcia Costa 

Revisor ortográfico: Márcia Costa 

Téléchargements

Publié-e

2018-04-18

Comment citer

Fontanari, R. (2018). Agricultor de imagens: memória e tempo na fotografia de Haruo Ohara. Conexão - Comunicação E Cultura, 16(32). Consulté à l’adresse https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5252

Numéro

Rubrique

Artigos