Agricultor de imagens: memória e tempo na fotografia de Haruo Ohara
Mots-clés :
Haruo Ohara, Haikai, Memória, Tempo, FotografiaRésumé
Esse ensaio tem como objetivo refletir sobre a relação entre fotografia e memória, na obra do fotógrafo Haruo Ohara. Sabe-se que, desde o seu surgimento, a fotografia foi sempre compreendida como uma rica fonte de informação de reconstituição do passado (documento) ou criação de ficção. No entanto, certas fotos desse fotógrafo nipônico-londrinense, num golpe de sofisticação, parecem subverter e retirar a fotografia da condição de apenas memória (de rememoração) ou arte e a colocá-la na condição de instante suspenso, que permite simplesmente ao espectador não apenas reviver aquele instante, mas viver aquele momento.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).