Breve história da crítica de mídia no Paraná: experiências de ombudsman em produtos jornalísticos nos Campos Gerais
Mots-clés :
Crítica de mídia, Ombudsman, História do Jornalismo no Paraná.Résumé
O registro de experiências de crítica de mídia na história do jornalismo paranaense é modesto e ainda bastante recente. Entre as poucas experiências existentes, e de conhecimento do público, disponíveis, incluem-se a função de ombudsman no Jornal da Manhã, editado em Ponta Grossa (PR), que durou entre 2007 e 2011, um breve momento (de poucos meses e edições) no jornal Estado do Paraná, em 2008, além de eventuais atividades de produção laboratorial, que registram a existência de colunas voltadas ao exercício da crítica da produção jornalística. O presente texto faz um percurso histórico nas experiências citadas, logo após caracterizar a origem, frágil tradição no Brasil, e apresentando as modestas ocorrências de crítica de mídia jornalística no Paraná, ao longo das décadas passada e presente. Não há, contudo, como assegurar que não existem outras eventuais situações com crítica editorial sistemática. Embora, pelo que se conhece e se pode encontrar em acervos (físicos ou virtuais) no estado, a raridade é uma marca ainda presente quando se fala em ombudsman ou crítica de mídia no jornalismo paranaense.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).