Breve história da crítica de mídia no Paraná: experiências de ombudsman em produtos jornalísticos nos Campos Gerais
Keywords:
Crítica de mídia, Ombudsman, História do Jornalismo no Paraná.Abstract
O registro de experiências de crítica de mídia na história do jornalismo paranaense é modesto e ainda bastante recente. Entre as poucas experiências existentes, e de conhecimento do público, disponíveis, incluem-se a função de ombudsman no Jornal da Manhã, editado em Ponta Grossa (PR), que durou entre 2007 e 2011, um breve momento (de poucos meses e edições) no jornal Estado do Paraná, em 2008, além de eventuais atividades de produção laboratorial, que registram a existência de colunas voltadas ao exercício da crítica da produção jornalística. O presente texto faz um percurso histórico nas experiências citadas, logo após caracterizar a origem, frágil tradição no Brasil, e apresentando as modestas ocorrências de crítica de mídia jornalística no Paraná, ao longo das décadas passada e presente. Não há, contudo, como assegurar que não existem outras eventuais situações com crítica editorial sistemática. Embora, pelo que se conhece e se pode encontrar em acervos (físicos ou virtuais) no estado, a raridade é uma marca ainda presente quando se fala em ombudsman ou crítica de mídia no jornalismo paranaense.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).