AUDIÊNCIA TELEVISIVA EM QUEDA: MUDANÇAS NO JORNALISMO E NA PROGRAMAÇÃO DA TV ABERTA

Auteurs-es

  • Valdecir Becker Universidade Federal da Paraíba
  • Daniel Gambaro Universidade de São Paulo
  • Alia Nasim Chaudhry

Mots-clés :

televisão, medição de audiência, grade de programação, jornalismo

Résumé

O presente artigo observa os efeitos da queda de audiência da TV aberta brasileira, especialmente as mudanças na organização das grades de programação e no jornalismo. Desde o início dos anos 2000, as emissoras vêm sofrendo diminuição de público, o que se acentuou a partir de 2006. Como resultado, algumas mudanças estão sendo incorporadas na programação, como maior tempo de programas ao vivo e o diálogo com plataformas digitais, em busca de maior interatividade do espectador. No caso do jornalismo, a maior duração no ar é acompanhada de uma ênfase maior no entretenimento. Este artigo descreve e analisa as mudanças e estratégias das emissoras de televisão para manter a viabilidade do modelo televisivo atual.

Bibliographies de l'auteur-e

Valdecir Becker, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ) da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Doutor em Ciências, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP.

Daniel Gambaro, Universidade de São Paulo

Pesquisador de Rádio e Televisão. Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP, e mestre pelo mesmo programa,

Alia Nasim Chaudhry

Revisão técnica e ortográfica

Téléchargements

Publié-e

2016-09-25

Comment citer

Becker, V., Gambaro, D., & Chaudhry, A. N. (2016). AUDIÊNCIA TELEVISIVA EM QUEDA: MUDANÇAS NO JORNALISMO E NA PROGRAMAÇÃO DA TV ABERTA. Conexão - Comunicação E Cultura, 15(29). Consulté à l’adresse https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4139

Numéro

Rubrique

Artigos