AUDIÊNCIA TELEVISIVA EM QUEDA: MUDANÇAS NO JORNALISMO E NA PROGRAMAÇÃO DA TV ABERTA
Palabras clave:
televisão, medição de audiência, grade de programação, jornalismoResumen
O presente artigo observa os efeitos da queda de audiência da TV aberta brasileira, especialmente as mudanças na organização das grades de programação e no jornalismo. Desde o início dos anos 2000, as emissoras vêm sofrendo diminuição de público, o que se acentuou a partir de 2006. Como resultado, algumas mudanças estão sendo incorporadas na programação, como maior tempo de programas ao vivo e o diálogo com plataformas digitais, em busca de maior interatividade do espectador. No caso do jornalismo, a maior duração no ar é acompanhada de uma ênfase maior no entretenimento. Este artigo descreve e analisa as mudanças e estratégias das emissoras de televisão para manter a viabilidade do modelo televisivo atual.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).