Reflexões teóricas sobre a produção científica: métodos de pesquisa social na área dos estudos de Comunicação
Mots-clés :
Comunicação. Pesquisa em Comunicação. Metodologia CientíficaRésumé
O artigo visa a apresentar uma discussão acerca da produção acadêmica na área de Comunicação e a utilização dos métodos que levem tais produções a uma condição de cientificidade. Partimos da hipótese de que o foco mercadológico dado aos cursos nas diversas habilitações das Comunicações Sociais (Jornalismo, Publicidade, Audiovisual, etc.) deixa muitas vezes de lado disciplinas com foco na produção acadêmica, o que gera uma defasagem na formação científica dos futuros pesquisadores. Discorremos inicialmente sobre os estágios de produção do conhecimento no paradigma científico, que são os seguintes: revisão bibliográfica, análise teórica, análise empírica, proposição/validação de uma metodologia, proposição/validação de uma teoria. Posteriormente, damos um breve panorama sobre algumas metodologias mais utilizadas na área em pesquisas qualitativas e quantitativas e os principais teóricos que embasam tais procedimentos metodológicos. Por fim, apresentamos algumas ideias iniciais sobre a aplicação metodológica no contexto da pós-modernidade.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).