O telejornal em qualquer lugar: uma sondagem sobre a recepção de notícias nos dispositivos portáteis
Mots-clés :
Televisão Digital, Mobilidade, Portabilidade, Telejornalismo, Recepção.Résumé
A mobilidade e a portabilidade do sistema de TV digital, em implantação no Brasil, permitem assistir à programação da televisão aberta em qualquer lugar, a qualquer hora, sem custo adicional. A recepção de conteúdos tradicionalmente veiculados na televisão também em dispositivos como tablets e celulares já é uma realidade para os usuários de aplicativos e internet móvel no Brasil. Este trabalho reúne os primeiros resultados de uma sondagem no campo da recepção, que explorou as condições de acesso e uso do celular para assistir às notícias. A expectativa é entender as necessidades e explorar as dificuldades do receptor nesse novo ambiente e, assim, indicar mudanças na composição visual e na narrativa de texto do jornalismo audiovisual para uma melhor produção de sentido. Essas mudanças serão analisadas diante dos desafios da convergência e de fenômenos como a crossmedia e a transmedia, estudados por Jenkins, Cannito, entre outros autores.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).