Primórdios das Indústrias Culturais em Bauru até os anos 1980
DOI :
https://doi.org/10.18226/21782687.V22.N01.05Mots-clés :
Bauru, Indústrias culturais, Música, Rádio, Ferrovia.Résumé
Este artigo, excerto da tese Os Músicos Independentes de Bauru e o Uso de Tecnologias de Comunicação (2020), tem o intuito de descrever as condições que permitiram a instalação de meios de comunicação (no sentido específico e no sentido lato) que ensejaram hábitos metropolitanos na cidade de Bauru, interior de São Paulo. Baseando-nos no conceito de Indústrias Culturais de Leonardo De Marchi, em historiadores locais, tais como Rubin, Pelegrina, Zanlochi, Lima, Nava, em artigos e documentos primários encontrados nas bibliotecas, além de autores como Júlio Medaglia, Lira Neto e Amaral Jr. para contextualização nacional, o fio condutor do presente texto é o consumo de música, cinema e rádio. Para isso, o dividimos em Introdução, O Início das Indústrias Culturais em Bauru até os anos 1940, As décadas de 1950 a 1980 e as Considerações Finais.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).