A midiatização como processo de reconfiguração do imaginário
Mots-clés :
Imaginário. Midiatização. Sentido. Caso Kliemann.Résumé
Neste artigo compartilhamos os avanços de pesquisa na qual observamos de que forma os processos que se estabelecem a partir da materialização do sentido em dispositivos de mídia (caso dos jornais, por exemplo) reconfiguram determinada classe de sentidos chamada de imaginário. Por imaginário entendemos, em consonância com Silva (2017) e na esteira das pesquisas do imaginário, como um excedente de significação – caso da comoção, do deslumbramento, do choque emocional – que se estabelece na subjetividade dos indivíduos diante de determinados eventos concretos (desde o resultado de uma partida de futebol até uma grande tragédia). Já no que toca à materialização dos sentidos, buscamos insumos na epistemologia da midiatização. O corpus de pesquisa é um conjunto de narrativas, em jornais, gravações em áudio e livro-reportagem, acerca dos eventos ocorridos nos anos 1960 no estado do Rio Grande do Sul (Brasil) que ficaram conhecidos como Caso Kliemann.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).