A relação das produtoras audiovisuais com o mercado publicitário no contexto de hibridização da publicidade

Autores/as

Palabras clave:

produtoras audiovisuais, product placement, branded content, hibridização da publicidade, setor audiovisual

Resumen

O objetivo deste artigo consiste em compreender como as produtoras audiovisuais podem interagir com o mercado publicitário, mediante ações de product placement e branded content, as quais podem gerar recursos financeiros para as produtoras realizarem seus projetos culturais e de entretenimento, ao mesmo tempo em que viabilizam a promoção das marcas no contexto de hibridização da publicidade. Partimos do argumento de que a difusão das tecnologias digitais de comunicação e informação alterou profundamente a publicidade, que cada vez mais se hibridiza com o entretenimento. Optamos pela realização de uma pesquisa qualitativa de finalidade exploratória por meio de revisão bibliográfica, levantamento de dados secundários sobre a produção audiovisual brasileira, análise de exemplos e entrevistas semiestruturadas com executivos de produtoras e de empresas que interagem com produtoras. Os resultados indicam que as produtoras que internalizaram competências tradicionalmente associadas às agências de publicidade foram as mais beneficiadas por esse novo contexto.

Biografía del autor/a

João Luiz de Figueiredo, ESPM-Rio

Doutor em Geografia pela UFRJ. Coordenador e professor do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM-Rio

 

REVISÃO ABNT/TEXTO: realizada por Manan Terra

 

 

Simone Terra Cabo, ESPM-Rio

Mestre em Gestão da Economia Criativa pela ESPM-Rio

Publicado

2020-02-29

Cómo citar

de Figueiredo, J. L., & Cabo, S. T. (2020). A relação das produtoras audiovisuais com o mercado publicitário no contexto de hibridização da publicidade. Conexão - Comunicação E Cultura, 18(35). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/6992

Número

Sección

Artigos