A relação das produtoras audiovisuais com o mercado publicitário no contexto de hibridização da publicidade

Autor/innen

Schlagworte:

produtoras audiovisuais, product placement, branded content, hibridização da publicidade, setor audiovisual

Abstract

O objetivo deste artigo consiste em compreender como as produtoras audiovisuais podem interagir com o mercado publicitário, mediante ações de product placement e branded content, as quais podem gerar recursos financeiros para as produtoras realizarem seus projetos culturais e de entretenimento, ao mesmo tempo em que viabilizam a promoção das marcas no contexto de hibridização da publicidade. Partimos do argumento de que a difusão das tecnologias digitais de comunicação e informação alterou profundamente a publicidade, que cada vez mais se hibridiza com o entretenimento. Optamos pela realização de uma pesquisa qualitativa de finalidade exploratória por meio de revisão bibliográfica, levantamento de dados secundários sobre a produção audiovisual brasileira, análise de exemplos e entrevistas semiestruturadas com executivos de produtoras e de empresas que interagem com produtoras. Os resultados indicam que as produtoras que internalizaram competências tradicionalmente associadas às agências de publicidade foram as mais beneficiadas por esse novo contexto.

Autor/innen-Biografien

João Luiz de Figueiredo, ESPM-Rio

Doutor em Geografia pela UFRJ. Coordenador e professor do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM-Rio

 

REVISÃO ABNT/TEXTO: realizada por Manan Terra

 

 

Simone Terra Cabo, ESPM-Rio

Mestre em Gestão da Economia Criativa pela ESPM-Rio

Veröffentlicht

2020-02-29

Zitationsvorschlag

de Figueiredo, J. L., & Cabo, S. T. (2020). A relação das produtoras audiovisuais com o mercado publicitário no contexto de hibridização da publicidade. Conexão - Comunicação E Cultura, 18(35). Abgerufen von https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/6992

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Rubrik

Artigos