A sedução da Pop Publicidade

Autores/as

Palabras clave:

publicidade, Pop Art, sedução

Resumen

O contexto atual é de saturação de ideias, de imagens, de estímulos e de informações. As pessoas precisam filtrar diariamente tudo que chega aos seus olhos, pois é impossível responder ou dispender atenção a todo o volume de mensagens visuais que recebem. Nesse contexto, a tarefa dos profissionais de publicidade e propaganda – de produzir mensagens que atraiam e conquistem o receptor – tem sido cada vez mais complexa. Alcançar visibilidade nesse panorama é desafiador. Uma estratégia empregada refere-se à apropriação das artes visuais pela publicidade. A Pop Art é um movimento amplamente imitado pela comunicação com o intuito de seduzir. Visando a desvelar os motivos da ampla aceitação desse diálogo – entre a Pop Art e a Publicidade – pelos receptores, realizou-se uma pesquisa nas redes sociais e por e-mail. O presente artigo tem por escopo apresentar e discutir os resultados desse estudo.

Biografía del autor/a

Flávia Ataide Pithan, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre e Doutora em Comunicação pela PUCRS, graduada em Sistemas de Informação pela UNIFRA e em Desenho Industrial - Programação Visual pela UFSM.

Adriana Coelho Borges Kowarick, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (20016), Mestrado em Semiótica pela UNISINOS (1999) e Especialização em Técnicas Publicitárias pela EADA/Barcelona.

Ana Paula Soares Berclaz

Doutora em História e mestre em Comunicação Social pela PUCRS, graduada em Artes Visuais pela UFSM. Pesquisadora independente em História da Arte e do Design.

Publicado

2019-03-06

Cómo citar

Pithan, F. A., Kowarick, A. C. B., & Berclaz, A. P. S. (2019). A sedução da Pop Publicidade. Conexão - Comunicação E Cultura, 17. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/6561

Número

Sección

Conexão - Especial