A construção do ethos e do pathos na revista Bravo!: interfaces semióticas

Autores/as

  • Anita Hoffmann Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro/PR)
  • Nincia Cecilia Ribas Borges Teixeira Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro/PR)

Palabras clave:

Semiótica Discursiva, Jornalismo Cultural, Ethos, Pathos, Revista Bravo!

Resumen

O presente trabalho analisa a seção “Carta do Editor” da revista Bravo!, à luz das teorias da Semiótica Discursiva, também chamada semiótica greimasiana, e dos conceitos do Jornalismo Cultural. Por meio da análise das características das revistas de arte no Brasil e da configuração da Bravo! no mercado editorial, busca-se identificar como a construção do ethos foi realizada pelo editor da revista e qual é o pathos do público, ou seja, qual é a imagem que o editor tem de quem consome a Bravo!

Biografía del autor/a

Anita Hoffmann, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro/PR)

Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro/PR), Guarapuava/PR, Brasil. Graduanda em Jornalismo pela Unicentro/PR. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

Nincia Cecilia Ribas Borges Teixeira, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro/PR)

Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro/PR), Guarapuava/PR, Brasil. Pós-Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora Adjunta na Unicentro/PR. Professora nos cursos de Letras e Comunicação Social da Unicentro/PR.

Publicado

2011-09-15

Cómo citar

Hoffmann, A., & Borges Teixeira, N. C. R. (2011). A construção do ethos e do pathos na revista Bravo!: interfaces semióticas. Conexão - Comunicação E Cultura, 10(19). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/627