Rádio, gastronomia e cultura: modos de endereçamento do boletim radiofônico Pitadas de Gastronomia

Autores/as

  • Carla Montuori Fernandes Universidade Paulista (UNIP)
  • Christina Montuori Universidade Paulista (UNIP) e Universidade Anhanguera (SBC).

Palabras clave:

Gastronomia, Cultura, Rádio.

Resumen

A gastronomia é tema capaz de entrelaçar aspectos sociais e culturais de quem saboreia ou se alimenta de iguarias transformadas por preparações culinárias. Entre os conceitos de fruição, o modo de comer pode oferecer direcionamentos que adentram em vias alimentares regionais e culturais, além de incentivar a leitura de revistas, livros ou programas audiovisuais. O estudo elegeu os boletins gastronômicos do rádio, denominados Pitadas de Gastronomia com István Wessel, para evidenciar as relações existentes entre alimentos, pessoas, espaços sociais e culturais, inseridos no cotidiano de saciar a fome e na fruição da gastronomia.

Biografía del autor/a

Carla Montuori Fernandes, Universidade Paulista (UNIP)

Doutora e pós-doutora em Ciências Sociais pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em Comunicação e Cultura das Mídias pela Universidade Paulista. É docente  do programa de pós-graduação em Comunicação e Cultura das Mídias da UNIP e docente do Centro Universitário Assunção (UNIFAI)

 

Revisor(es) de texto/ABNT: Guilherme Salgado Rocha.

Christina Montuori, Universidade Paulista (UNIP) e Universidade Anhanguera (SBC).

É mestre em Comunicação pela Universidade Paulista (UNIP – SP).

Publicado

2018-08-17

Cómo citar

Fernandes, C. M., & Montuori, C. (2018). Rádio, gastronomia e cultura: modos de endereçamento do boletim radiofônico Pitadas de Gastronomia. Conexão - Comunicação E Cultura, 17(33). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5905

Número

Sección

Artigos