Comunicação organizacional: manifestações dos públicos em ambientes digitais e inferências na gestão hoteleira

Autores/as

  • Rudimar Baldissera Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jean Felipe Rossato Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

comunicação organizacional, organização falada, gestão hoteleira, ambientes digitais, públicos.

Resumen

Neste artigo objetiva-se compreender como os sentidos ofertados na dimensão da “organização falada” (BALDISSERA, 2009), particularmente nos ambientes digitais/internet, interferências nos processos de gestão hoteleira. Para isso, são acionados aportes teóricos sobre tecnologias digitais, gestão e comunicação organizacional, além de dados de pesquisa empírica realizada por Rossato (2015), que compreendeu quinze entrevistas em profundidade com gestores de hotéis de três municípios da Microrregião das Hortênsias (Gramado, Canela e Nova Petrópolis) analisados, empregando o procedimento de Análise de Conteúdo. (BARDIN, 2009). Evidencia-se que as avaliações dos hotéis realizadas pelos hóspedes e publicadas em ambientes digitais provocam uma série de implicações na gestão, desde o redimensionamento dos processos de comunicação e relacionamento até alterações em seus processos decisórios.

Biografía del autor/a

Rudimar Baldissera, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Comunicação Social. Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. rudimar.baldissera@ufrgs.br. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder – GCCOP. Bolsista Produtividade CNPq.

Revisão ortográfica: Anna Cervo. Revisão técnica: Anna Cervo

Jean Felipe Rossato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Relações Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. jean.rossato@museu.ufrgs.br

Publicado

2017-03-12

Cómo citar

Baldissera, R., & Rossato, J. F. (2017). Comunicação organizacional: manifestações dos públicos em ambientes digitais e inferências na gestão hoteleira. Conexão - Comunicação E Cultura, 15(30). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4734

Número

Sección

Artigos