Comunicação organizacional: manifestações dos públicos em ambientes digitais e inferências na gestão hoteleira
Keywords:
comunicação organizacional, organização falada, gestão hoteleira, ambientes digitais, públicos.Abstract
Neste artigo objetiva-se compreender como os sentidos ofertados na dimensão da “organização falada” (BALDISSERA, 2009), particularmente nos ambientes digitais/internet, interferências nos processos de gestão hoteleira. Para isso, são acionados aportes teóricos sobre tecnologias digitais, gestão e comunicação organizacional, além de dados de pesquisa empírica realizada por Rossato (2015), que compreendeu quinze entrevistas em profundidade com gestores de hotéis de três municípios da Microrregião das Hortênsias (Gramado, Canela e Nova Petrópolis) analisados, empregando o procedimento de Análise de Conteúdo. (BARDIN, 2009). Evidencia-se que as avaliações dos hotéis realizadas pelos hóspedes e publicadas em ambientes digitais provocam uma série de implicações na gestão, desde o redimensionamento dos processos de comunicação e relacionamento até alterações em seus processos decisórios.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).