Estratégias de legitimação institucional do jornalismo na narrativa transmídia
Resumen
O objetivo deste artigo, que faz parte de uma pesquisa de maior fôlego, é propor uma metodologia de análise de processos de legitimação do jornalismo em diferentes níveis, por meio de observação e reflexão sobre a produção jornalística transmídia que se apropria de mídias sociais digitais para a construção narrativa. A partir da distinção entre instituição e organização jornalística, a proposta organiza possíveis estratégias de legitimação em três níveis: macro (institucional), micro (organizacional) e híbrido (institucional e organizacional), trazendo um especial do WashingtonPost.com como objeto empírico para análise. A reflexão se dá no contexto de midiatização da sociedade, sob a perspectiva ecológica da mídia.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).