OS CANAIS DE VENDA DO LIVRO: O EXEMPLO DAS COLEÇÕES DE LIVRO DE BOLSO

Autores/as

  • Willian Eduardo Righini de Souza Universidade de São Paulo
  • Giulia Crippa Universidade de São Paulo

Palabras clave:

livro de bolso, consumo de livro, canais de venda do livro.

Resumen

O artigo discute as principais características dos canais de venda do livro, especialmente os de livro de bolso. Indica como as representações das coleções bibliográficas são influenciadas pelos locais onde elas são expostas e comercializadas. Aponta que, ao longo de séculos, cada canal privilegiou determinados perfis de leitores, embora as suas fronteiras tenham se atenuado nas últimas décadas. Expõe que alguns canais, como o porta a porta, o reembolso postal, o clube do livro e a Internet, são mais fluídos e não apresentam a rigidez da divisão identificada entre a livraria e canais alternativos como a banca de jornal, o supermercado e a estação de trem. Conclui que os conflitos em torno das representações dos canais de venda se atenuaram nos últimos anos, mas ainda ajudam a explicar a nossa relação com determinados gêneros, coleções e espaços de oferecimento de livros. 

Biografía del autor/a

Willian Eduardo Righini de Souza, Universidade de São Paulo

Mestre e doutorando em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Giulia Crippa, Universidade de São Paulo

Doutora em História Social e Livre Docente em Ciências da Informação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora da Universidade de São Paulo no curso de graduação em Ciências da Informação e da Documentação (FFCLRP-USP) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da ECA-USP.

Publicado

2016-09-25

Cómo citar

Souza, W. E. R. de, & Crippa, G. (2016). OS CANAIS DE VENDA DO LIVRO: O EXEMPLO DAS COLEÇÕES DE LIVRO DE BOLSO. Conexão - Comunicação E Cultura, 15(29). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/3988

Número

Sección

Artigos