OS CANAIS DE VENDA DO LIVRO: O EXEMPLO DAS COLEÇÕES DE LIVRO DE BOLSO
Keywords:
livro de bolso, consumo de livro, canais de venda do livro.Abstract
O artigo discute as principais características dos canais de venda do livro, especialmente os de livro de bolso. Indica como as representações das coleções bibliográficas são influenciadas pelos locais onde elas são expostas e comercializadas. Aponta que, ao longo de séculos, cada canal privilegiou determinados perfis de leitores, embora as suas fronteiras tenham se atenuado nas últimas décadas. Expõe que alguns canais, como o porta a porta, o reembolso postal, o clube do livro e a Internet, são mais fluídos e não apresentam a rigidez da divisão identificada entre a livraria e canais alternativos como a banca de jornal, o supermercado e a estação de trem. Conclui que os conflitos em torno das representações dos canais de venda se atenuaram nos últimos anos, mas ainda ajudam a explicar a nossa relação com determinados gêneros, coleções e espaços de oferecimento de livros.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).