Comunicação, construção de vínculos sociais e confiança no Couchsurfing

Autores/as

  • Ramon Bezerra Costa PPGCOM/UERJ
  • Fernando do Nascimento Gonçalves PPGCOM/UERJ

Palabras clave:

couchsurfing, vinculação social, confiança.

Resumen

O objetivo deste trabalho é refletir sobre o fenômeno da construção de vínculos sociais emergentes e da confiança entre pares no Couchsurfing, um site que oferece serviços de hospitalidade gratuitos, segundo o qual desconhecidos podem receber viajantes em sua casa ou se hospedar na residência de outras pessoas. A metodologia utilizada inspira-se na Teoria do Ator-Rede de Bruno Latour e no Método Cartográfico de Deleuze e Guattari, e as reflexões têm como base empírica a primeira experiência de hospedagem de um dos autores, além de relatos de participantes. Inicialmente, apresenta-se o Couchsurfing e as questões que se pretende discutir. Em seguida, é descrito o relato de campo e finalmente analisa-se a construção dos vínculos emergentes e da confiança como uma problemática comunicacional.

Biografía del autor/a

Ramon Bezerra Costa, PPGCOM/UERJ

Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). 

Fernando do Nascimento Gonçalves, PPGCOM/UERJ

Professor do PPGCOM-Uerj. Doutor em Comunicação pela UFRJ.

 

 

Revisão: os autores.

Publicado

2015-09-04

Cómo citar

Costa, R. B., & Gonçalves, F. do N. (2015). Comunicação, construção de vínculos sociais e confiança no Couchsurfing. Conexão - Comunicação E Cultura, 14(27). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/3130