MÍDIA, JORNALISMO E CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS ÉTICOS NUM CONTEXTO DE RUPTURAS

Autores/as

  • Basilio Alberto Sartor UFRGS
  • Rudimar Baldissera UFRGS

Palabras clave:

Mídia, jornalismo, ética, contemporaneidade, interesse público.

Resumen

No âmbito das relações entre mídia e democracia, a questão ética no jornalismo assume centralidade. Princípios deontológicos do campo jornalístico – como representar a verdade e defender o interesse público – podem ser redimensionados a partir das mudanças e rupturas culturais da pós-modernidade. Sob essa ótica, o texto problematiza as intersecções entre contemporaneidade, ética e jornalismo. A partir de reflexões sobre as mudanças socioculturais verificadas no atual contexto, a crise dos fundamentos da ética e o jornalismo produzido no âmbito das grandes organizações midiáticas, o texto evidencia desafios éticos do campo, tais como a necessidade de investir na compreensão complexa da alteridade, na atenção à multiplicidade de vozes que emergem no espaço público e na ampliação de formatos menos ortodoxos. 

Biografía del autor/a

Basilio Alberto Sartor, UFRGS

Jornalista (UFRGS), Mestre e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS)

Rudimar Baldissera, UFRGS

Relações Públicas (UCS), mestre em Semiótica (Unisinos), doutor em Comunicação Social (PUCRS) e professor do curso de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS)

Publicado

2013-09-23

Cómo citar

Sartor, B. A., & Baldissera, R. (2013). MÍDIA, JORNALISMO E CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS ÉTICOS NUM CONTEXTO DE RUPTURAS. Conexão - Comunicação E Cultura, 11(22). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/2225

Número

Sección

Conexão - Artigos