GERAÇÃO Y: CARACTERÍSTICAS DE UM NOVO OUVINTE

Autores/as

  • Antonio Francisco Magnoni Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"
  • Giovani Vieira Miranda Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

Palabras clave:

comunicação, geração y, conteúdo radiofônico, recepção

Resumen

O presente artigo objetiva apresentar as principais características em relação ao consumo de mídia, especialmente o radiofônico, dos atuais adolescentes que compõem a denominada Geração Y ou Geração da Internet. Esses são pessoas em formação sociocultural, educacional, psicológica e profissional, sob intensa influência das culturas da informática, da comunicação audiovisual e também da globalização cultural e econômica, e por isso representam um público estratégico para as pesquisas sobre recepção e cultura midiática.

Biografía del autor/a

Antonio Francisco Magnoni, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

JJornalista, professor de Jornalismo Radiofônico, de Projetos Experimentais e tutor do Grupo-PET de Rádio e Televisão no Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - FAAC-UNESP de Bauru. É pós-doutorado pela Universidad Nacional de Quilmes, em Indústrias Culturais: análise do projeto Brasil-Argentina de implantação da plataforma nipo-brasileira de TV Digital; doutorado em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC-UNESP de Marília, SP). É membro do Conselho Consultivo do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ). É pesquisador na área de "Gestão e Políticas de Comunicação e integra o LECOTEC (Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã) da UNESP. Têm experiência e atuação profissional em Jornalismo, Radialismo e Educação, nas áreas de Comunicação Educativa e Científica; em Política, Economia e Gestão da Informação; em Planejamento e Produção de Comunicação Escrita e Audiovisual.

Giovani Vieira Miranda, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

Graduando do curso de Comunicação Social-Jornalismo na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, campus de Bauru. Coordenador Discente do Grupo PET do curso de Rádio e TV e bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) com o projeto “Perspectivas e percepções do novo rádio: um estudo de recepção do conteúdo radiofônico atual entre os ouvintes na Geração Y”. 

Publicado

2013-09-23

Cómo citar

Magnoni, A. F., & Miranda, G. V. (2013). GERAÇÃO Y: CARACTERÍSTICAS DE UM NOVO OUVINTE. Conexão - Comunicação E Cultura, 11(22). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/1815

Número

Sección

Conexão - Artigos