Assessoria de imprensa e visibilidade: a imagem-conceito das organizações no incontrolável domínio da notícia

Autores/as

  • Basilio Alberto Sartor UCS - Universidade de Caxias do Sul

Palabras clave:

assessoria de imprensa, comunicação organizacional, visibilidade midiática, identidade organizacional, imagem-conceito

Resumen

Neste trabalho, propõe-se refletir sobre a importância estratégica da assessoria de imprensa na comunicação organizacional, no sentido de conferir visibilidade midiática, na forma de informação jornalística, às ações, ideias, causas, discursos e/ou produtos de organizações públicas e privadas. Destaca-se que a assessoria de imprensa contribui para a legitimação da identidade e a formação da imagem-conceito das organizações, especialmente no que concerne à conquista de credibilidade. Sustenta-se que a visibilidade na imprensa se dá a partir da mediação entre as perspectivas/interesses organizacionais e as visões/objetivos do campo jornalístico, mas não pode ser controlada pelas organizações. Portanto, apresenta-se, ao mesmo tempo, como ação estratégica e risco para as organizações.

Cómo citar

Sartor, B. A. (2009). Assessoria de imprensa e visibilidade: a imagem-conceito das organizações no incontrolável domínio da notícia. Conexão - Comunicação E Cultura, 7(14). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/142

Número

Sección

Conexão - Artigos