Assessoria de imprensa e visibilidade: a imagem-conceito das organizações no incontrolável domínio da notícia
Keywords:
assessoria de imprensa, comunicação organizacional, visibilidade midiática, identidade organizacional, imagem-conceitoAbstract
Neste trabalho, propõe-se refletir sobre a importância estratégica da assessoria de imprensa na comunicação organizacional, no sentido de conferir visibilidade midiática, na forma de informação jornalística, às ações, ideias, causas, discursos e/ou produtos de organizações públicas e privadas. Destaca-se que a assessoria de imprensa contribui para a legitimação da identidade e a formação da imagem-conceito das organizações, especialmente no que concerne à conquista de credibilidade. Sustenta-se que a visibilidade na imprensa se dá a partir da mediação entre as perspectivas/interesses organizacionais e as visões/objetivos do campo jornalístico, mas não pode ser controlada pelas organizações. Portanto, apresenta-se, ao mesmo tempo, como ação estratégica e risco para as organizações.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).