Crônicas de Paulo Ribeiro: algumas manifestações jornalístico-literárias
Palabras clave:
Literatura, Jornalismo, Hibridismo, CrônicaResumen
O presente artigo tem como objetivo principal elucidar de que forma a crônica pode ser considerada um gênero de fronteira entre o jornalismo e a literatura. Para tal, lança-se mão de três crônicas contidas na obra Quando cai a neve no Brasil (2004), do escritor gaúcho Paulo Ribeiro. Após abordagens histórica e conceitual acerca de algumas aproximações entre jornalismo e literatura, e também sobre o gênero crônica, o artigo realiza algumas análises com o intuito de comprovar e enquadrar a crônica como gênero híbrido.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).