Leão na pele de passarinho: transmídia storytelling do filme vencedor do Cannes Lions International Advertising Festival 2010 via redes sociais
Keywords:
publicidade, transmídia, storytelling, narrativa, microblogging, Old Spice, Cannes LionsAbstract
Twitter, Youtube, Facebook, blogs e outras mídias atuais vêm ocupando, notadamente, uma posição de relevo nas estratégias publicitárias. O International Creativity Festival, reconhecido como o mais famoso e vanguardista festival do setor, tem percebido e premiado campanhas que, mais do que trabalharem uma comunicação integrada utilizando diversas mídias, criam histórias que transitam, que transpassam e que se complementam através do chamado transmídia storytelling. É o caso da campanha “Responses”, para o sabonete Old Spice, objeto de análise neste artigo. O filme comercial da marca para televisão, premiado em 2010, teve sobrevida online e foi, em seguida, multiplicado em inúmeras narrativas transversais baseadas na criação interativa do público e no sentimento de communitainement. Tais ações, por sua vez, renderam mais prêmios em Cannes, em 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).